Caros casais das equipes do ECC da Catedral, alegria e paz!
Passaram-se nove meses do ano de 2020. Nós, família ECC da Catedral, apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado por causa da pandemia da COVID-19, podemos dar testemunho de que Jesus Cristo tem cuidado de nós.
Na reflexão deste mês, podemos voltar os nossos olhos para o exemplo de Maria. Nela, encontramos o ensinamento para amar e servir ao nosso próximo como Jesus. É este exemplo do Mestre que desejo que vocês casais possam procurar pôr em prática.
Assim como na obediência de filha, a Virgem Maria escolheu fazer a vontade de Deus, aceitando o Seu pedido para ser a Mãe de Seu Filho, somos convidados a gestar em nossos corações, em nossas mentes, o Cristo. É n’Ele, rocha firme (cf. Mt 7,24-25), que vocês decidiram construir as suas vidas. Ele não desampara os que, mesmo diante dos desafios da vida, não deixam de ter fé e esperança.
Quando do anjo Maria recebe a mensagem vinda de Deus, é pela fé que Ela se abandona nas mãos do Pai: “faça-se em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Considero que participar das equipes do ECC é um dom que cada casal recebeu de Deus, portanto, se é dom de Deus, vocês não podem se deixar conduzir pelas vaidades da vida. Participar deste movimento é ter claro que ele nasceu por obra da Trindade, e permanece presente ainda hoje na Igreja, porque é conduzido pelo Espírito Santo.
Não por merecimento, mas pela misericórdia de Deus, vocês foram chamados a entrar e permanecer numa equipe. Qual é a missão de vocês? Trabalhar o dom recebido. E de que maneira vocês podem trabalhar esse dom? Trilhando o caminho de Maria, que amou e serviu a exemplo de Jesus.
Pode ser que por causa das dificuldades da vida, vocês se encontrem desanimados, até mesmo com vontade de desistir da vivência numa equipe. O que fazer diante disso? Deixar-se educar pela escola de Maria, que com ousadia e fidelidade diante dos dramas da vida, peregrinou num caminho de fé traçado por Deus, trouxe no Seu ventre a Palavra que se fez carne (cf. Jo 1,14) e colocou em prática a mesma Palavra.
Ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática é deveras exigente. Porém, no exemplo de Maria, podemos encontrar o caminho que leva a Cristo, pois Ela serviu como caminho para que o Mestre chegasse até nós.
O sábio Papa São Paulo VI afirmou: “Maria é a porta de entrada de Deus neste mundo, mãe que oferecerá a vida humana ao Verbo de Deus. Ela é lâmpada da Luz Divina, veículo de Cristo, templo da luz sem sombra”.
Com estas sábias palavras do Papa Santo do Concílio Ecumênico Vaticano II, exorto a todos vocês casais a escancararem as portas dos vossos corações para acolher Maria, sob o título de Senhora do Desterro, nossa Santa Padroeira. Em Maria, acredito que cada um poderá encontrar o Cristo que sustenta a vida conjugal, para uma convivência fraterna e digna.
Como cristãos e equipes do ECC, não nos permitamos perder o essencial para a nossa vida de fé: ouvir a Palavra de Deus, comungar da Eucaristia e viver atentos ao pedido da Mãe de Deus e nossa: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
No Espírito de Jesus,
Pe. Márcio Felipe de Souza Alves
Cura da Catedral N. Sra. do Desterro