“MARIA NOS ENSINA A AMAR E SERVIR COMO JESUS”

Caros casais das equipes do ECC da Catedral, alegria e paz!

Passaram-se nove meses do ano de 2020. Nós, família ECC da Catedral, apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado por causa da pandemia da COVID-19, podemos dar testemunho de que Jesus Cristo tem cuidado de nós.

Na reflexão deste mês, podemos voltar os nossos olhos para o exemplo de Maria. Nela, encontramos o ensinamento para amar e servir ao nosso próximo como Jesus. É este exemplo do Mestre que desejo que vocês casais possam procurar pôr em prática.

Assim como na obediência de filha, a Virgem Maria escolheu fazer a vontade de Deus, aceitando o Seu pedido para ser a Mãe de Seu Filho, somos convidados a gestar em nossos corações, em nossas mentes, o Cristo. É n’Ele, rocha firme (cf. Mt 7,24-25), que vocês decidiram construir as suas vidas. Ele não desampara os que, mesmo diante dos desafios da vida, não deixam de ter fé e esperança.

Quando do anjo Maria recebe a mensagem vinda de Deus, é pela fé que Ela se abandona nas mãos do Pai: “faça-se em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Considero que participar das equipes do ECC é um dom que cada casal recebeu de Deus, portanto, se é dom de Deus, vocês não podem se deixar conduzir pelas vaidades da vida. Participar deste movimento é ter claro que ele nasceu por obra da Trindade, e permanece presente ainda hoje na Igreja, porque é conduzido pelo Espírito Santo.

Não por merecimento, mas pela misericórdia de Deus, vocês foram chamados a entrar e permanecer numa equipe. Qual é a missão de vocês? Trabalhar o dom recebido. E de que maneira vocês podem trabalhar esse dom? Trilhando o caminho de Maria, que amou e serviu a exemplo de Jesus.

Pode ser que por causa das dificuldades da vida, vocês se encontrem desanimados, até mesmo com vontade de desistir da vivência numa equipe. O que fazer diante disso? Deixar-se educar pela escola de Maria, que com ousadia e fidelidade diante dos dramas da vida, peregrinou num caminho de fé traçado por Deus, trouxe no Seu ventre a Palavra que se fez carne (cf. Jo 1,14) e colocou em prática a mesma Palavra.

Ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática é deveras exigente. Porém, no exemplo de Maria, podemos encontrar o caminho que leva a Cristo, pois Ela serviu como caminho para que o Mestre chegasse até nós.

O sábio Papa São Paulo VI afirmou: “Maria é a porta de entrada de Deus neste mundo, mãe que oferecerá a vida humana ao Verbo de Deus. Ela é lâmpada da Luz Divina, veículo de Cristo, templo da luz sem sombra”.

Com estas sábias palavras do Papa Santo do Concílio Ecumênico Vaticano II, exorto a todos vocês casais a escancararem as portas dos vossos corações para acolher Maria, sob o título de Senhora do Desterro, nossa Santa Padroeira. Em Maria, acredito que cada um poderá encontrar o Cristo que sustenta a vida conjugal, para uma convivência fraterna e digna.

Como cristãos e equipes do ECC, não nos permitamos perder o essencial para a nossa vida de fé: ouvir a Palavra de Deus, comungar da Eucaristia e viver atentos ao pedido da Mãe de Deus e nossa: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).        

  No Espírito de Jesus,

Pe. Márcio Felipe de Souza Alves

Cura da Catedral N. Sra. do Desterro

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

brasao-pb

© 2019 Catedral Nossa Senhora do Desterro – Jundiaí – SP
Desenvolvido por LAB Brasil Comunicação